O silício é um dos principais elementos químicos na indústria tecnológica e eletrônica. O material acumula usos na confecção de computadores e outros itens muito por conta de suas propriedades semicondutoras.
A presença constante do material no segmento serviu de nome para o Vale do Silício, principal polo tecnológico dos Estados Unidos da América (EUA). A gama de utilidades do silício não para por aí, sendo um componente vital para se produzir, também, silicone e vidro.
No entanto, é em Goiás que uma cidade se destaca pelo silício de alta qualidade: Cristalina. O município detém a maior reserva do elemento químico no mundo, representada por uma enorme jazida de cristal com mais de 800 mil toneladas e uma pureza próxima do 100%.
Atualmente, o Brasil representa cerca de 15% da produção de silício mundial, boa parte sendo fruto da reserva natural de Cristalina. No entanto, apesar da capacidade de produção, o local vem sendo desativado gradativamente como modo de preservação e de abrir espaço para o turismo na cidade.
De qualquer forma, Cristalina segue destaque na produção de outros tipos de cristais e gemas, favorecendo o artesanato mineral. Presença forte em território goiano, a agropecuária local não deixa a desejar: o município tem a maior área irrigada do Brasil, com 80 mil hectares e possibilitando três safras anuais.