Pacientes diabéticos de Anápolis que fazem uso de insulina e mulheres grávidas diagnosticadas com Diabetes Gestacional podem retirar gratuitamente um glicosímetro e fitas de monitoramento na Rede Municipal de Saúde.
A distribuição é feita pelo Centro de Distribuição do Município, onde também são fornecidas orientações sobre o uso dos aparelhos.
Para ter acesso ao glicosímetro e às fitas, o paciente precisa passar por uma consulta com um endocrinologista, que fará a prescrição dos materiais.
Com a documentação médica em mãos, o paciente pode retirar o equipamento diretamente no Centro de Distribuição.
Já os pacientes que têm diabetes, mas não fazem uso de insulina, devem monitorar a glicemia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas de casa.
Essas unidades estão equipadas para realizar o teste de glicemia e oferecer acompanhamento médico e de enfermagem.
Durante as consultas, os pacientes também recebem orientações sobre como controlar a glicemia e evitar crises de hipoglicemia (queda dos níveis de glicose) ou hiperglicemia (elevação dos níveis de glicose), que podem causar complicações graves à saúde.
A Prefeitura de Anápolis reforça que o município está abastecido para oferecer todo o suporte necessário aos pacientes diabéticos, incluindo a distribuição de insulina e o acompanhamento médico regular para garantir o controle da doença.
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: @radio105anapolis.