O ano de 2024 não tem sido generoso com o real e sua valorização. De acordo com dados da agência classificadora de risco de crédito Austin Rating, a moeda brasileira perdeu 9,5% de seu valor em relação ao dólar, sendo a sétima unidade monetária que mais se desvalorizou no ano.
O ranking negativo é liderado pela Nigéria, onde a naira (moeda do país) teve uma queda de quase 43% se comparada ao dólar. Completam as primeiras posições, outros dois países africanos: Egito (libra) e Sudão do Sul (libra sul sudanesa). A lista pode ser conferida ao fim da matéria.
Especialistas apontam que a desvalorização do real frente ao dólar se deve, em grande parte, por conta da linha de atuação do ‘banco central dos Estados Unidos da América’, o Federal Reserve. Havia a perspectiva que os juros estadunidenses fossem cortados por conta da inflação, o que ocorreu.
Além do impacto do mercado americano, os conflitos no Oriente Médio e no Leste Europeu também impactam nos números. A cautela é refletida na cotação do dólar, que chegou ao maior valor desde janeiro de 2023.
Moedas que mais se desvalorizaram em relação ao dólar (2024):
- Naira (Nigéria): -42,8%
- Libra (Egito): -35%
- Libra Sul Sudanesa (Sudão do Sul): -29,9%
- Cedi Gana (Gana): -20,1%
- Peso Argentino (Argentina): -10,5%
- Iene (Japão): -10,1%
- Real (Brasil) -9,5%
- Lira Turca (Turquia) -8,7%
- Peso (México): -8,1%
- Franco Suíço (Suíça): -6,8%