Dirigir pode até parecer fácil para quem vê de fora, mas as estatísticas mostram que, na prática, a situação muda. Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) apontam que, em Anápolis, quatro em cada dez cidadãos acabam reprovados na prova de direção para se obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A taxa referente a aprovação no teste é de 61%, enquanto os 39% restantes acabam sendo reprovados na prova prática de direção. Já com relação ao exame legislativo, de caráter teórico, a porcentagem de aprovação aumenta entre os anapolinos e alcança 70%.
Uma curiosidade acerca dos testes: na prova prática, a maior taxa de aprovação pertence aos motoristas do sexo masculino, com 58,5% dos aprovados. Enquanto na parte teórica do aprendizado, as mulheres se destacam e ostentam 52,6% dos felizardos no teste.
No que abrange o quesito idade, a faixa etária de 18 e 19 anos detém a maior porcentagem de aprovação, acumulando acima de 70% em ambas provas. Por outro lado, os idosos ocupam a outra ponta, com taxas de 28% (legislativa) e 13% (direção) para adquirir a CNH.
Anápolis
Conforme registra o Painel Informativo do Detran-GO, Anápolis tem atualmente 167.297 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas. O município conta com 36 Centros de Formação de Condutores (CFCs) e uma unidade da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).
Desse quantitativo de CNHs emitidas, tem-se que as principais emissões são de Renovação de CNH (103.853); 19.225 CNHs definitivas; 14.978 Permissões para dirigir; 6.771 Renovações de exames com alterações de dados; 4.647 Alterações de dados; 3.013 Emissões de segunda via; 2.922 mudanças de categoria; entre outras.