Quase um terço das compras feitas pelos brasileiros no supermercado corresponde à proteína animal, incluindo carnes, ovos, leites e seus derivados. Dentre os itens, destaque para a carne bovina, mesmo com um preço mais elevado, que representa 35% das proteínas comercializadas.
Os cortes campeões de consumo são o acém e o coxão mole, dois dos produtos que tiveram diminuição no preço, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses. O primeiro teve redução de 8,37%, enquanto o chã de dentro (outro nome para o coxão mole) caiu 7,13% no país.
Os dados são provenientes de levantamento realizado pelo Kantar, empresa especializada em analisar hábitos de consumo. Além do que tange a proteína animal, a pesquisa também trouxe que os brasileiros destinam 36% da sua renda familiar para o consumo de alimentos e bebidas dentro de casa.
Para Silvia Durazzo, gerente de Contas da Kantar, a menor inflação dos preços dos alimentos é um fator essencial para o aumento do consumo. “Com o bolso mais confortável, o consumidor pode sair do básico e ampliar ocasiões de categorias como carnes vermelhas.”