A Professora Geli Sanches, que já foi vereadora e sempre esteve envolvida em causas de inclusão, assumiu em fevereiro a Federação das Associações Pestalozzis de Goiás.
A entidade filantrópica atende pessoas com deficiências funcionais e múltiplas, atuando nas áreas de educação, saúde e assistência social.
A Associação Pestalozzi está presente em todos os estados do Brasil e, em 2025, completa 100 anos no país. Atualmente, 13 unidades funcionam no estado de Goiás, incluindo a de Anápolis, fundada em 2021 pela própria professora Geli.
A Associação Pestalozzi de Anápolis oferece um centro de atendimento multidisciplinar gratuito, contando com especialistas como médicos, neuropsicólogos, psicólogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e musicoterapeutas.
O local atende crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e deficiência intelectual. Além disso, é a única instituição na cidade que presta atendimento especializado para TDAH.
Para ingressar na Pestalozzi, as famílias podem procurar a unidade pessoalmente ou entrar em contato por telefone. Os interessados passam por um processo de triagem, que prioriza os casos de maior necessidade.
Segundo Geli Sanches, o trabalho com as famílias é fundamental para garantir o progresso no atendimento às crianças.
“Se não dermos conta de cuidar da família, não vamos dar conta de cuidar da criança.”, destacou a professora.
Atualmente, 237 crianças e adolescentes são atendidos pela unidade de Anápolis. No entanto, mais de 400 estão na fila de espera devido à alta demanda.
Um dos principais desafios apontados pela nova presidente da Federação das Associações Pestalozzis de Goiás é expandir a unidade na cidade, já que o espaço atual se tornou pequeno diante da quantidade de pessoas que precisam de atendimento.
A associação conta com o apoio da Prefeitura de Anápolis e de parlamentares, como os deputados Rubens Otoni (federal) e Antônio Gomide (estadual), que destinam recursos para a manutenção do serviço.
Para aqueles que desejam contribuir, seja com doações, voluntariado ou apoio financeiro, basta entrar em contato pelo número (62) 99554-0623 ou procurar a Associação Pestalozzi de Anápolis nas redes sociais.
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: @radio105anapolis