Na última sexta, dia 5, o Pix bateu recorde de mais transações realizadas durante um dia. Segundo o Banco Central (BC), o sistema de pagamentos instantâneos registrou 224,2 milhões de operações na data, que coincidiu com o pagamento de salários dos trabalhadores.
A quantia ultrapassou com uma margem considerável o recorde anterior. Em 7 de junho deste ano, haviam sido computadas 206,8 milhões de transações realizadas.
O BC trouxe ainda que o Pix foi responsável por uma movimentação de R$ 119,4 bilhões na sexta (5). O valor médio por operação foi de R$ 532,6.
“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, disse o BC em nota.
A tendência é que o mecanismo siga quebrando recordes relacionados a sua utilização. Para o próximo ano, o BC adiantou que lançará uma novidade para o modelo de transferência instantânea: o Pix por aproximação.