Restando 12 dias para o fim das convenções partidárias, o período começa a esquentar em Anápolis a partir desta quinta, dia 25 de julho. O PSB, sigla presidida na cidade por Jakson Charles e que tem Lisieux Borgex como pré-candidato à Prefeitura, será a primeira legenda a realizar sua convenção.
Conforme adiantado por Charles, a tendência é que o partido siga caminho de apoio a pré-candidatura de Eerizania Freitas (UB). Os motivos principais seriam a aproximação do vereador com Roberto Naves (Republicanos), sendo o representante da gestão na Câmara, e a falta de crescimento na pré-campanha própria do PSB.
Borges, em entrevista ao Manhã 105, disse ainda ter uma carta na manga para tentar viabilizar sua pré-candidatura. No entanto, o cenário do vereador parece ser de difícil reversão e ele próprio reconhece o quadro. O nome do PSB se mantém estagnado nas pesquisas, marcando cerca de 1%.
“Politicamente eu imagino até que deveria ter um envolvimento geral, principalmente por parte dele (Charles), para que a gente pudesse ter algumas coalizões com outros partidos que pudessem caminhar com a gente. O que não tem ocorrido. De fato, fica só o nosso partido puro na corrida”, justifica Lisieux Borges, pontuando motivo para o projeto não vigorar.
PSDB/Cidadania e PSOL/REDE
A previsão era de que a quinta, dia 25, reunisse outra convenção partidária, com a Federação PSDB/Cidadania. Porém, o cenário, que parecia ser de atrito, ganhou fôlego com nova mudança de data para a reunião. E uma data acatada pelas duas legendas: 3 de agosto, às 16h.
Com a alteração do PSDB/Cidadania, a próxima das convenções prevista em Anápolis é a da Federação PSOL/Rede, que ocorre no sábado (27). A data serve para os partidos formalizarem o apoio à pré-candidatura de Antônio Gomide (PT), já anunciado na última semana pelas lideranças.