Extremamente respeitado na cidade, o infectologista Marcelo Daher criticou duramente a situação da saúde em Anápolis em entrevista ao Manhã 105, nesta sexta (14). Um dos pontos citados pelo médico foi com relação às organizações sociais (OSs), responsáveis pela administração de algumas das unidades de saúde do município.
Na visão de Daher, falta transparência por parte do prefeito Roberto Naves. O médico pontuou que se o gestor tem a intenção de transferir e terceirizar todo o atendimento da saúde anapolina, ele deveria deixar isso explícito.
“Agora, ele não deixa isso claro. Isso vem sendo feito às escuras, tanto é que nem contrato de licitação tem, é feito tudo com contrato emergencial. Ou seja, ele precariza o serviço ao extremo para criar uma situação de emergência para passar para uma OS. O que vem acontecendo na saúde é isso”, argumentou.
Como uma das justificativas para mostrar que a situação da saúde em Anápolis está caótica, Marcelo Daher abordou como os anapolinos têm reparado o cenário. Ele argumenta que, “apesar do gasto ser muito alto, a percepção da população em relação ao atendimento público é ruim”.
Outro ponto abordado pelo especialista foi o aumento de clínicas populares (que são empreendimentos particulares) pela cidade, escancarando que o setor público não está conseguindo suprir as expectativas da população no segmento.
“Se a saúde pública tivesse conseguido atender a contento a população, não teria essa explosão de clínicas populares. O que a gente observa são os reflexos de uma má gestão, de uma má condução na saúde e, na verdade, de um descaso total com a saúde pública do município”, concluiu.