O Procon de Anápolis, junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), deu início a operação “De olho no peso” nesta semana. O objetivo da ação conjunta é fiscalizar balanças, que estejam irregulares, de supermercados, açougues, padarias, restaurantes e outros estabelecimentos do município.
Durante a operação, as denúncias recebidas pelos canais de atendimento do Procon também serão verificadas pelos fiscais, a fim de garantir que o consumidor anapolino tenha seus direitos respeitados. No entanto, o diretor do órgão pontua ressalva de quem nem sempre a balança desregulada prejudica somente o lado de quem compra.
“Muitas vezes encontramos balanças que prejudicam o consumidor, que acaba pagando um valor maior, mas não leva o peso correto do produto. Mas encontramos casos também onde a balança causa prejuízo aos próprios comerciantes. Tudo isso pode ser evitado com a aferição de forma regular dos equipamentos”, ressaltou Wilson Velasco, do Procon Anápolis.
Caso os fiscais constatem alguma irregularidade na balança, o comércio será notificado e multado pelo Inmetro. O Procon, utilizando a constatação do parceiro, instaura processo de ofício para cobrar explicações da empresa.
Ademais, as informações devem ser encaminhadas pelo telefone (62) 3902-2882. Caso seja necessário atendimento presencial, basta se direcionar até a sede do órgão, na Avenida Belo Horizonte, Vila Jussara, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.