No último domingo, dia 23, um incêndio de grandes proporções ocorreu em Anápolis, em um galpão de reciclagem abastecido com pneus. O estabelecimento está localizado na BR-060, no Bairro Jardim Alvorada.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as operações no local seguem durante a manhã desta segunda, dia 24, mais de 30h após o início do fogo. Embora as chamas já tenham sido controladas, os militares ainda mitigam a fumaça remanescente por meio do rescaldamento.
“Devido a grande quantidade de pneus armazenados, tivemos que solicitar o apoio de outras unidades, como Silvânia, Pirenópolis e Goiânia. Totalizando cerca de 30 bombeiros. Utilizamos até o momento cerca de 200 mil litros de água”, detalhou o Capitão Silva Filho sobre a logística para controlar o incêndio em Anápolis.
De acordo com um gerente do galpão afetado, haviam mais de 1600 toneladas de pneus no loca. O material, que seria reciclado e convertido em energia, converteu-se numa densa nuvem de fumaça.
Por conta da fumaça tóxica, moradores tiveram de ser realocados de suas casas enquanto a situação era controlada pelos bombeiros militares. Com o incêndio já controlado, a tendência é que os anapolinos retornem para suas moradias
Incêndio criminoso
A suspeita do dono do galpão e de funcionários é de que o incêndio tenha nascido de maneira criminosa. Eles acreditam que vândalos tenham ateado fogo em pneus que estavam posicionados na porta do estabelecimento, dando início ao caos.