A manhã desta segunda, dia 10, ficou marcada por uma conversa de telefone entre Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Vladimir Putin, respectivamente, presidentes do Brasil e da Rússia. O governante brasileiro é um dos poucos no mundo que mantém relações com o russo desde o início da Guerra na Ucrânia, mais de dois anos atrás.
Na ligação, Putin expressou solidariedade com a situação no Rio Grande do Sul, que já vitimou 173 pessoas em decorrência das enchentes no estado. Lula, por outro lado, defendeu o encerramento do conflito entre os dois países europeus.
A conversa também se estendeu para a discussão da cooperação econômica bilateral e a governança multilateral entre os países. O presidente russo pontuou sobre a participação da ex-presidente Dilma Roussef, que sofreu impeachment em 2016 por conta de pedaladas fiscais, no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
O presidente também reforçou a necessidade de uma ampla reforma do sistema de governança global, a ser debatido no âmbito do G20, reunião que irá ocorrer em novembro deste ano, no Rio de Janeiro. Lula reiterou para Putin que a mudança proposta reflita os novos arranjos geopolíticos mundiais e reforcem o papel das Nações Unidas como espaço de harmonização para a prevenção de conflitos.