O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início a uma ação extraordinária para reduzir a fila de espera e agilizar a concessão de benefícios assistenciais e previdenciários.
O INSS enfrenta longas filas e demora excessiva na análise de benefícios, como aposentadorias e auxílios, prejudicando segurados que dependem desses recursos.
A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 58, publicada nesta segunda-feira (24), e contará com a atuação de 500 servidores dedicados exclusivamente à análise dos processos.
Para tentar reduzir essa espera, a ação extraordinária terá duração de 90 dias e buscará acelerar a liberação dos benefícios, aumentando a produtividade dos servidores, especialmente daqueles que atuam em teletrabalho e regime de execução integral.
Benefícios que terão prioridade
A ação extraordinária do INSS dará prioridade na análise de acertos pré e pós-perícia de benefícios por incapacidade, salário-maternidade, pensão por morte, benefícios assistenciais sem pendências de avaliação social ou perícia médica e aposentadorias, com exceção das concedidas por incapacidade permanente.
Com a implementação da ação, a expectativa do INSS é reduzir o tempo médio de espera e melhorar o atendimento aos segurados que aguardam a liberação de seus benefícios.
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: @radio105anapolis