As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre estão abertas. O prazo, que se iniciou nesta terça (23), vai até sexta (26), com mais de 243 mil bolsas a serem distribuídas, com mais de 13 mil sendo em Goiás.
O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais (cobrem 100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior. Para participar do processo seletivo, é necessário fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2022 ou 2023, tendo nota mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação.
Além disso, o candidato precisa cumprir os critérios socioeconômicos (renda familiar per capita menor que um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais).
Inscrição
Para se inscrever no Prouni, basta acessar este link e clicar em “inscrever-se” na aba “Cronograma”. Depois, é preciso entrar com a conta gov.br e seguir as orientações de inscrição.
Os dados solicitados são: endereço de e-mail e número de telefone válidos, dados cadastrais próprios e do grupo familiar, selecionar até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato.
O resultado da primeira chamada será divulgado no próximo dia 31. As comprovações serão do dia 31 de julho até o dia 14 de agosto. A segunda chamada será a partir do dia 20 de agosto. Por fim, para participar da lista de espera, é necessário manifestar o interesse nos dias 9 e 10 setembro, e estará disponível no dia 13 de setembro, no Sisprouni.