Na última semana, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) municipal teve uma mudança abrupta em sua conjuntura visando as eleições em Anápolis neste ano. A então pré-candidata à prefeita, Mariane Stival, abdicou de se lançar para a gestão da cidade e vai tentar, novamente, uma cadeira na Câmara dos vereadores.
Além de deixar a disputa visando a Prefeitura Municipal, ela declarou apoio à candidatura de Eerizânia Freitas (União), postulante de sucessão do governo atual. Em entrevista veiculada nesta segunda, dia 10, durante o Manhã 105, da Rádio 105.7 FM, Mariane Stival comentou sobre a mudança de direção inesperada.
“Quando aceitei esse convite (pré-candidata a Prefeitura), vi a oportunidade de ver o protagonismo feminino na majoritária, pois isso seria histórico na cidade. Mas, durante esse trabalho, me identifiquei muito e vi necessidade do meu trabalho no poder legislativo, com a experiência que tenho”, argumentou, acrescentando também o falecimento de sua avó, com quem foi criada, como outro ponto chave para a guinada de rota.
“Esse não é o posicionamento do PDT”
O presidente do PDT em Anápolis, vereador e presidente da Câmara, Domingos Paula, disse, também em entrevista à Rádio 105.7 FM, que a decisão tomada por Stival não reflete no direcionamento do PDT acerca do pleito de 2024, que ainda carece de rumo sobre quem apoiar sem uma candidatura própria.
“Foi uma decisão dela, pessoal. Às vezes, ela está vivendo um momento emocional, mas faltou um diálogo por parte dela. Vejo com tranquilidade, vamos continuar fazendo nosso trabalho com os pré-candidatos e, no momento certo, estaremos conversando com o PDT Estadual. Da minha parte, qualquer posicionamento em relação a apoiar candidato vai ser junto do presidente estadual”, justificou.
A fala de Domingos, porém, expôs uma incongruência com relação ao discurso prévio de Stival. Enquanto ainda era pré-candidata, a advogada e professora frisou em entrevistas que qualquer tomada de decisão sobre sua corrida majoritária passaria pela cúpula do PDT previamente, o que parece não ter ocorrido.