A gestão do Hospital Municipal Alfredo Abrahão vai ser trocada até o fim de julho, mês vigente. A Organização Social (OS) Associação João Paulo II deixará de administrar o local, que irá para a responsabilidade do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que já gere unidades de saúde em Aparecida de Goiânia.
A convocação para a assinatura do termo de contrato acontece nesta quinta, dia 18, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Depois, a OS tem dias para assinar o documento que oficializa a troca de gestão. As informações foram apuradas pela coluna Rápidas, do Portal6.
O contrato terá a duração de 12 meses, podendo a Prefeitura prorrogar pelo mesmo período, caso a OS cumpra os termos e condições previstos no acordo. O IGH vai receber, mensalmente, o valor de R$ 3,4 milhões para gerir o Hospital Alfredo Abrahão.
Problemas
A mudança acontece num período de colapso do Alfredo Abrahão, com paralisações acontecendo entre os ortopedistas e os enfermeiros. Além disso, a OS João Paulo II acumulou outros problemas nesta passagem pelo hospital, como irregularidades contratuais.
Por outro lado, o IGH também detém ocorrências recentes nas unidades já geridas pela OS. Ademais, no Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (Heapa), uma greve eclodiu no fim de maio, há quase dois meses, com os médicos alegando atrasos nos pagamentos.