A fábrica da Caoa no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) se prepara para expandir a produção de novos modelos de veículos híbridos e elétricos. A iniciativa faz parte do plano de investimento bilionário da Hyundai no Brasil, de cerca de R$ 5,4 bilhões, anunciado em 2023.
Os veículos que vão integrar a lista de produção na fábrica de Anápolis são os seguintes: o Hyundai Kona e o novo Hyundai Tucson, ambos híbridos. O primeiro está previsto para entrar na linha de montagem já no primeiro trimestre do próximo ano.
Outro dos planos da montadora envolve o segmento das importações, com ao menos cinco modelos da Hyundai integrando o quadro. No quesito picapes, embora a marca venha a trazer a Santa Cruz, o objetivo é de produzir um veículo em território nacional para rivalizar com a Fiat Toro.
Na esteira do crescimento e da demanda, a tendência é que novos postos de serviço sejam abertos. A expectativa de abertura de um terceiro turno é real, com a montadora de Anápolis saltando de 3.800 para 4.500 contratados.
Hyunday e Chery
O leque de opções da Hyundai na montadora de Anápolis se deve pela reformulação na parceria da marca com a Caoa. Anteriormente a unidade de Anápolis era responsável pela importação e fabricação de veículos da marca sul-coreana. Agora, a Hyundai Motor Brasil (HMB) coordenará a importação e distribuição de todos os veículos da marca no país. Já a Caoa fabricará os carros sob encomenda na fábrica da cidade, recebendo royalties pelo serviço.
Com relação a Chery, a Caoa tem uma cooperação estratégia desde 2017 para a produção de modelos, com destaque para o Tiggo 5x Sport. Por conta do veículo em específico, a montadora abriu um segundo turno de produção, aumentando seu corpo laboral.