O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) emitiu um alerta à população sobre a circulação de informações falsas envolvendo a suposta emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por meio de um programa do governo federal em parceria com o órgão estadual.
Segundo o Detran-GO, a informação é falsa e trata-se de mais um caso de desinformação espalhada por redes sociais e aplicativos de mensagens.
A autarquia esclarece que a CNH Digital, amplamente divulgada nas plataformas oficiais, é apenas a versão eletrônica da CNH física e está disponível gratuitamente apenas para condutores que já possuem a habilitação impressa.
O documento digital pode ser acessado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Governo Federal.
No entanto, isso não significa que há gratuidade na emissão da primeira CNH, nem que o Detran-GO participa de qualquer programa federal com esse fim.
“Atualmente, o Detran-GO não participa de nenhum programa que ofereça CNH gratuita”, reforça a instituição.
Diante da disseminação da falsa promessa, o Detran-GO recomenda que os cidadãos não forneçam dados pessoais nem cliquem em links suspeitos, uma vez que podem se tratar de golpes virtuais.
A orientação é sempre buscar informações diretamente nos canais oficiais da autarquia.
O órgão também reafirma seu compromisso com a segurança da informação e o combate à desinformação no trânsito, reiterando que medidas estão sendo tomadas para alertar e proteger a população goiana.
Saiba mais no perfil oficial da rádio @radio105anapolis