Após a descoberta de um abatedouro clandestino de carne de cavalo na zona rural de Anápolis, na tarde deste domingo (9), mais de 40 cavalos resgatados do local serão encaminhados para uma chácara da prefeitura, onde receberão cuidados e tratamento veterinário.
A informação foi confirmada pela vereadora Seliane da SOS (MDB) , conhecida por seu trabalho na causa animal, e pelo secretário de Obras e Meio Ambiente, Rone Evaldo.
A vereadora Seliane destacou a situação crítica dos animais, muitos deles debilitados e com ferimentos. “Esses cavalos estão extremamente frágeis, alguns machucados e desnutridos. Eles serão medicados, alimentados e tratados para se recuperarem totalmente”, afirmou.
Além disso, Seliane alertou para a possibilidade de que muitos desses cavalos tenham sido roubados ou furtados, já que entre os animais há exemplares de raças valiosas, como Mangalarga e Quarto de Milha.
“Estamos tentando identificar os donos legítimos. Caso não sejam encontrados, esses animais serão disponibilizados para adoção, pois a prefeitura não tem condições de manter todos eles de forma permanente”, explicou a vereadora.
O secretário de Obras e Meio Ambiente, Rone Evaldo, reforçou que a prioridade é garantir o bem-estar dos cavalos e iniciar o processo de identificação dos possíveis proprietários.
“Estamos atuando em parceria com entidades de proteção animal e pedimos que pessoas que tenham perdido animais recentemente entrem em contato para auxiliar na identificação”, disse o secretário.
As autoridades continuam investigando o caso e reforçam que o destino da carne desses animais, supostamente utilizada na produção de hambúrgueres, segue sendo apurado pela Polícia Civil (PC).
Ver essa foto no Instagram
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: @radio105anapolis.