Os cartórios de notas de Goiás atingiram o recorde de solicitações de autorização de viagem para menores no primeiro semestre de 2024. A procura pelo documento, necessário para que jovens de até 16 anos viajem sozinhos ou acompanhados por apenas um dos responsáveis, pode ser realizada de forma virtual desde 2021.
Os números do primeiro semestre de 2024 mostram um crescimento de 92% na procura do ato em relação ao mesmo período de 2023. O aumento impressiona ainda mais em relação ao primeiro semestre de 2022: 664%. Foram 336 AEVs nos primeiros seis meses deste ano, frente a 175 entre janeiro e junho do ano passado.
Já no primeiro semestre de 2022 foram feitos 44 documentos de autorização eletrônica de viagem em Goiás. Apenas no mês passado foram registradas 76 solicitações no estado. Por fim, são 962 solicitações desde o início do serviço de modo online.
“Esse crescimento reflete a confiança da população na segurança e eficiência do formato digital. Com a proximidade das férias escolares, esperamos um aumento ainda maior na demanda por este serviço, essencial para garantir a segurança e a conformidade legal nas viagens de crianças e adolescentes”, relata Lucas Fernandes, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO).