Motoristas ou responsáveis por pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) já podem solicitar um cartão de estacionamento em vaga especial. O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) deu início às emissões do benefício para autistas nesta semana.
Em cidades que não contam com secretarias ou superintendências de trânsito, o serviço será oferecido nas Ciretrans ou Vapt Vupt. A emissão é competência prioritária das prefeituras. Porém, para facilitar o acesso dos moradores de municípios que não estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, o Detran tem firmado convênios.
O cartão será concedido ao condutor autista ou ao motorista do veículo que faz seu transporte, sendo tutores, curadores, representantes ou procuradores legais. É gratuito e tem a validade de cinco anos. Ele deve ser utilizado para estacionamento em vaga especial obedecendo à sinalização vigente.
Para adquirir o cartão é necessário levar relatório médico, requerimento ao diretor de Operações do Detran. Além disso, a autarquia exige documento de identificação com foto e CPF dos autistas e seus responsáveis.