Faleceu, na madrugada desta sexta (21), José Américo Cavalcante de Souza, um dos grandes nomes da música anapolina. O sanfoneiro morreu de causas naturais, enquanto dormia, aos 76 anos de idade.
Seu filho, o vereador José Fernandes (MDB) comunicou ao programa Manhã 105 sobre a programação de despedida de José Américo. O velório acontece na Igreja Presbiteriana do Centro, na Avenida Desembargador Jaime, por volta das 13h. Com relação ao sepultamento, no entanto, ainda não há confirmação do local, mas está previsto para ocorrer às 15h.
História com a música
José Américo, ou Seu Zé (como também era conhecido), detinha uma paixão tremenda pela música. Autoditada, rapidamente dominou o instrumento, no qual ganhou notoriedade, quando tinha apenas quatro anos de idade. Ele relatou, em entrevista ao Portal 6 anos atrás, que costumava criar sua própria sanfona utilizando pedaços de madeira e carvão.
Em 1965, o sanfoneiro decidiu ingressar em aulas de música para aprimorar sua habilidade. Seu professor, Zé Rebeca, rapidamente percebeu o talento do jovem e montou o grupo ZR5 (Zé Rebeca e cinco rapazes). Juntos, rodaram o Brasil com shows e apresentações.