Conforme dados da Rio Film Comission, a cidade do Rio de Janeiro registrou 7.885 diárias de filmagens nas ruas do município em 2023. A capital carioca, inclusive, ultrapassou a clássica Paris, na França, que registrou 7,4 mil diárias de filmagens no último ano.
O Rio de Janeiro, inclusive, foi a principal localidade da América do Sul no quesito, mostrando cada vez mais presença em filmes, séries e demais produções audiovisuais. No Brasil, quem chegou mais perto da capital fluminense foi São Paulo, com quase 4,9 mil filmagens.
Os dados são da Rio Film Commission, departamento da RioFilme – órgão da Secretaria Municipal de Cultura – que atende às produtoras que filmam no município. Segundo o órgão, a cada dia do ano passado, pelo menos 21 sets de filmagem estavam trabalhando nas ruas, praias, parques e praças da cidade.
Os países que mais filmaram no município foram, por ordem: Estados Unidos, França, Áustria, México, Japão, Índia, Equador, Cazaquistão, Canadá e Austrália. Já os endereços mais procurados pelas produções internacionais ficam todos na orla carioca, como a Avenida Atlântica.
A maior “fábrica” de fazer filmes do mundo é Los Angeles, onde foram realizadas 24.873 diárias. Por fim, à frente do Rio também está Madri, com 11.133 diárias.