A Câmara de Anápolis foi palco do 2º Fórum Animal, realizado pela vereadora Seliane da SOS (MDB) no último dia 17. Estudantes universitários e ativistas acompanharam diferentes palestras no plenário Teotônio Vilela, que versaram sobre o tema proteção e direitos dos animais.
O superintendente geral da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás, Ricardo Matos, falou sobre o trabalho realizado pelo IML Veterinário do órgão. Já o delegado regional de Polícia Civil, Fábio Vilela, deu um panorama da atuação da corporação em relação à denúncias de maus tratos de animais.
A médica veterinária Elisângela Sobreira abordou o tráfico de animais silvestres. Também médica veterinária, Suyan Brethel falou sobre maus tratos de cavalos utilizados para tração de carroças.
O deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou leis de sua autoria que tratam da causa animal, expondo um panorama completo dos avanços em termos de legislação estadual, as motivações para os projetos e o que ele pretende ainda colocar em tramitação para apreciação da Assembleia Legislativa.
O deputado comunicou também que estava destinando R$ 150 mil do montante a que tem direito de emendas impositivas para a SOS Animais, organização não governamental fundada e coordenada pela vereadora Seliane.
“Foi um evento extraordinário. Foi difundido muito conhecimento por profissionais que vivenciam a causa animal, que são totalmente dedicados a esse trabalho”, avaliou a vereadora.
Seliane também agradeceu os recursos que chegam via o deputado Eduardo para a ONG SOS Animais. “Fico feliz porque é assim que a gente constrói, dando as mãos. A causa precisa, a entidade precisa. Estou muito feliz”, finalizou.