A Polícia Civil (PC) investiga uma organização criminosa responsável pela falsificação de diplomas de cursos superiores e de pós-graduação.
O grupo cobrava entre R$ 2,5 mil e R$ 4 mil por documento, a depender do prestígio do curso e da instituição.
Segundo o delegado Luiz Carlos Cruz, do Grupo Especial de Investigação Criminal (GEIC) de Anápolis, até agora, 20 diplomas falsificados já foram identificados — mas o número real pode ser muito maior.
“Ainda não conseguimos fechar o número de diplomas vendidos, mas pode ser um número assustador, astronômico”, destacou o delegado, nesta sexta-feira (21).
As investigações, menciona Luiz Carlos, apontam que o esquema vem sendo operado desde, pelo menos, 2023.
Um dos casos identificados envolve a venda de um diploma de pós-graduação em Psicopedagogia com Ênfase em Ensino Especial e Educação Inclusiva, supostamente adquirido para atuar com crianças com necessidades especiais.
Um dos pontos mais graves da investigação é a infiltração de membros de instituições de ensino no esquema.
De acordo com a Polícia Civil (PC), pelo menos seis locais foram usados pelos criminosos, incluindo unidades com sede em Padre Bernardo e Mineiros, em Goiás.
Havia ao menos um integrante envolvido dentro de cada instituição, além de um intermediador que ficava responsável por captar os “clientes” interessados nos certificados falsos.
Foi justamente a partir da investigação desse intermediador, com atuação em Anápolis, que a Operação Diploma Fake foi desencadeada.
Mandados de busca e apreensão já foram cumpridos em cidades goianas como Goiânia, Mineiros, Rio Verde e Palmeiras de Goiás. A investigação também avançou para outros estados, com ações na Bahia e no Mato Grosso.
Segundo o delegado Luiz Carlos Cruz, a apuração teve início há cerca de um ano, durante outra investigação. “Instauramos um inquérito autônomo, analisamos telefones, documentos e descobrimos essa estrutura voltada à venda sistemática de diplomas”, explicou.
Ver essa foto no Instagram
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: @radio105anapolis