O falecimento do bispo Dom Dilmo Franco comoveu não somente a comunidade católica de Anápolis, mas toda a cidade. Sua personalidade foi exaltada por muitos cidadãos, mostrando a marca deixada pelo sacerdote em seus mais de quatro anos como bispo auxiliar no município.
Em meios aos comentários de fieis sobre a dolorosa perda de Dom Dilmo, os internautas dignificaram a sabedoria e o caráter estudioso do bispo auxiliar. “Muito triste, um homem de Deus muito novo e muito sábio” e “Nossa diocese perde muito”, foram alguns das lamentações expostas acerca do falecimento.
O jornalista Orisvaldo Pires, um dos responsáveis pela comunicação da Diocese de Anápolis, buscou transmitir o sentimento da comunidade perante ao fato, ressaltando a conjunção do município com o bispo auxiliar. “A cidade abraçou Dom Dilmo como ele abraçou a cidade de Anápolis e, infelizmente, a gente foi surpreendido ontem com essa notícia abrupta”.
“Ele era um pacifista, mas assim, não era alguém passivo, né? Dom Dilmo tinha assim uma responsabilidade social muito grande. Ele não se esquivava, por exemplo, de falar de política, de tratar de temas que muitas vezes a gente não não vê as pessoas tratando na Igreja. Mas ele tinha essa questão social muito aflorada. Era muito inteligente, era um formador, um estudioso”, completou à Rádio 105.7 FM, citando algumas das qualidades do sacerdote.
Funeral e sepultamento
O funeral do bispo auxiliar Dom Dilmo Franco acontece na Igreja Bom Jesus, no Centro de Anápolis. Às 18h, acontece a última missa em Anápolis com a presença do corpo do padre. Depois disso, ele será levado para a cidade de Formosa, no interior de Goiás, onde nasceu e deu seus primeiros no clero.