A tão falada polarização em Anápolis começa a ganhar contornos após a divulgação da pesquisa eleitoral realizada pelo Opção Pesquisas nesta segunda-feira (15). No levantamento, a disputa pela Prefeitura Municipal se desenha entre os líderes Antônio Gomide (PT) e Márcio Corrêa (PL), com uma distância entre eles cada vez menor.
Na espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, o pré-candidato do PL apresenta 15,5%, enquanto o petista tem 15%. Os demais concorrentes pontuam abaixo de 1%.
Já no cenário estimulado, Gomide aparece com 38,3% das intenções de voto, seguido na sequência por Márcio, com 32,5%. A diferença entre os dois, que na primeira rodada da pesquisa era de 14 pontos, reduziu para menos de seis.
Nesta segunda rodada, José de Lima (PMB) é o terceiro na pesquisa estimulada, com 5,4% das intenções de voto. Eerizania Freitas (UB), com 4,3%, e Hélio Lopes (PSDB), com 2,3%, ocupam, respectivamente, a quarta e a quinta posições. Por fim, os outros postulantes à gestão municipal ficaram abaixo de um ponto.
Na rodada divulgada em 20 de maio da Opção Pesquisas, Gomide aparecia com 38%, enquanto Corrêa acumulava 24% das intenções de voto. De lá para cá, nestes quase dois meses, os números do ex-prefeito estagnaram e os do pré-candidato bolsonarista apresentaram crescimento.
O levantamento contabilizou 800 entrevistas, por meio de uma amostra estratificada por cotas, visando se obter representatividade para o conjunto do município. O intervalo de confiança estimado para este estudo é de 95% e a margem de erro máxima de estimada é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos nos dados da amostra global. Ademais, essa pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) sob o número GO-05312/2024.