Goiás conquistou posição de destaque em levantamento realizado pelo Índice de Progresso Social (IPS) Brasil. A métrica calculou a qualidade de vida da população dos 5.570 municípios do país, utilizando indicadores relacionados ao bem-estar, necessidades humanas e oportunidades.
O estado figurou em 5º dentre as 26 unidades federativas do país, acumulando uma pontuação de 62,79. Goiás foi superado somente por São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais na listagem.
Foram considerados dados entre órgãos oficiais e de institutos de pesquisas, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Anatel, CadÚnico e Mapbiomas. O último, de forma inédita, produziu informações sobre áreas verdes e disponibilidades de praças.
A boa posição conquistada por Goiás é reflexo de cidades bem ranqueadas no levantamento. Goiânia, por exemplo, pontuou 70,49 e apareceu em 4º entre as cidades brasileiras com melhor qualidade de vida. Além disso, entre as capitais, figurou na vice-liderança, só perdendo para Brasília (DF).
Um levantamento inédito que considerou uma metodologia internacional mostra que Goiânia aparece no top 5 entre as cidades brasileiras com melhor qualidade de vida.
Anápolis
O município, embora detenha uma das principais economias do Centro-Oeste, não fez jus a relevância destacada. Com 63,73 pontos, Anápolis aparece somente na posição 692 entre as mais de cinco mil cidades brasileiras.
O componente com menor nota foi o relacionado às Oportunidades, com as políticas de direitos individuais e inclusão social marcando na faixa dos 30 pontos.